• kabukiritamorim

Skin Care - Cuidas da tua pele?

Atualizado: há 3 dias

Antes da preocupação, em saber como aplicar maquilhagem, deves ter como prioridade inicial, o bom estado da tua pele e se estás a cuidar bem dela. Vamos a isso?


Esta é a regra número 1. Consistência e Dedicação.

Para o resultado final da maquilhagem ser perfeito, o teu papel é fundamental, talvez até o mais importante, em todo este processo. A maquilhagem não serve para tapar o mau estado da pele, a maquilhagem serve sim, para potenciar a beleza do teu rosto. E deves sempre de encarar este desafio com coragem, resiliência e dedicação.

Nada se consegue num estalar de dedos! Não desistas.


Se fores consistente e persistente nos cuidados da tua pele, eu como maquilhadora garanto também o resultado esperado. Terás não só uma maquilhagem mais duradoura, com um aspecto de makeup bem fundida na pele, muito natural e elegante, quase imperceptível.

E para este bom resultado ser eficaz, trabalhar em equipa é sempre uma aposta vencedora!

Conta sempre com a minha ajuda enquanto maquilhadora, para identificar todos os aspectos que possamos melhorar no estado da tua pele e, consequentemente juntas, alcançar excelentes resultados.


Cria em primeiro lugar, um maior foco no estado actual da tua pele, porque não só, estás a prevenir e a cuidar, como a dar SAÚDE a ti própria. O resultado estético final de uma maquilhagem bonita e elegante, só resulta também em parte, pela tua dedicação no Skin Care diário. E juntas, vamos ter uma maquilhagem, em plena sintonia com uma pele magnifica, para ir de encontro ás tuas expectativas. Tal como sempre sonhaste.


Sabias que os produtos obedecem a uma ordem na sua aplicação?

Primeiro e antes de começares a tratar da tua pele, há que identificar 2 tópicos:

- qual o teu tipo de pele: seca, mista, oleosa.

- avaliar se há mais alguma condição que queiras melhorar: sensibilidade, acne, manchas, outra.


Independentemente do teu tipo de pele, esta deve ser a ordem de aplicação dos produtos de cosmética, a teres em conta. Tem em mente o seguinte método: deves sempre começar com a aplicação dos produtos mais aquosos e só depois aplicar os mais cremosos.




Rotina de Skin Care - Ordem na Aplicação de Produtos


»1» Limpar o Rosto

Limpar não significa, passar a cara por água, nem tão pouco lavar com gel de banho ou sabonete com que lavas as mãos. A correcta limpeza do teu rosto passa por estas fases:


1. Desmaquilhar - (caso uses makeup diariamente) e utilizar um qualquer desmaquilhante adaptado ao teu tipo de pele.


2. Água Micelar - usar água micelar ajuda a retirar o resto da make up que possa ter ficado no rosto. As Micelas ajudam a diluir a gordura deixada na pele e no fim deves sempre passar o rosto por água e não deixar a água micelar a actuar no rosto. Ou passar para o passo seguinte.


3. Gel Limpeza - passar o rosto por água com uma solução em Gel. Há muitas opções no mercado e deves optar por um adequado ao teu tipo de pele.



»2» Máscara de Tratamento

Se estás a tratar ou pretendes reforçar o cuidado, sobre uma condição "extra" ao teu tipo de pele, como por exemplo, acne, rosácea, desidratação é fundamental juntar à rotina de Skin Care a aplicação de uma máscara. Este é o segundo passo, logo a seguir à limpeza. Apesar da aplicação das Máscaras ter sempre uma periodicidade habitual para uso de 1 a 2 vezes por semana, nos dias que não fazes a tua Máscara, saltas para o passo 3 (Tonificar).


. Máscara de Limpeza

habitualmente para equilibrar a oleosidade e tendência a borbulhas indicado para pele Mista e Oleosa.


. Máscaras de Exfoliação

cada vez menos comuns no mercado, tendem até ao desaparecimento, visto alguns Tónicos prometerem esta função de forma mais eficaz, indicado também para pele Mista e Oleosa.


. Máscara de Hidratação

para um reforço de hidratação (alimentar a pele de água) para pele manifestamente mais Desidratada a Seca.


Não esquecer:

aplicar a máscara, o número de vezes por semana recomendado na embalagem, respeitando também o tempo de repouso e a forma de aplicação indicada ou recomendada (evitar a área do contorno de olhos).



»3» Tonificar - Aplicação de Tónico

Ajuda a remover impurezas que possam ter ficado á superfície da pele.

Depois de aplicado o tónico, a pele recebe mais eficazmente os ingredientes dos produtos que colocas logo de seguida. O tónico por si, tem também uma composição muito eficiente que por vezes não encontras em outros produtos cosméticos de forma tão eficaz.

Dependendo do teu tipo de pele e o objectivo do que queres melhorar na tua pele, há tónicos com uma acção esfoliante, outros mais suaves para pele sensível e ainda hidratantes ou anti-oxidantes. Por isso, dependendo do que pretendes tratar, há um tónico adequado para ti.

Acredita, faz milagres.



»4» Creme de Olhos - Imprescindível

Sim, o creme de olhos é imprescindível.

A pele da zona ocular é extremamente fina, 7x mais fina que a pele do resto do rosto. Por isso a textura da composição dos cremes de olhos é também bastante diferente. Os cremes de olhos são formulados tendo em conta essa condição e são adaptados especificamente para a zona ocular. E por terem uma formulação especifica, cientificamente estudada para não agredir esta zona tão sensível e de consistência mais ligeira não comedogénica, são naturalmente mais caros que os cremes de rosto.

Dependendo da tua maior preocupação, há produtos anti-rugas, despigmentante para manchas, descongestionante e anti-olheira e ainda os que combatem secura e irritação.



»5» Sérum

Para mim um dos passos mais importantes. Por isso é também essencial encontrar o Sérum, certo para ao teu tipo de pele ou indicado para a condição que pretendes tratar.

E porque é que os Séruns são tão falados? Estas são algumas das razões:

. mais concentrado no seu principio activo

. mais leve e de maior absorção e eficácia na pele

. não substitui o teu hidratante, seja o creme de dia ou de noite (só em casos muito específicos)


No entanto deves ter alguma atenção na aplicação dos séruns de acordo com o seu princípio activo. E deverás ter cuidado, para não tocar com o conta-gotas directamente na pele da cara, para não contaminar o conta-gotas ao voltar a fechar o produto. É preferível deitar alguma gotas sobre a palma da mão e daí passares para o rosto com os teus dedos, distribuindo-o por toda a face. Lê sempre, as indicações da aplicação diária e a quantidade a usar.



»6» Hidratar ou Nutrir - Creme de Dia | Creme de Noite

Hidratação > uma pele hidratada é uma pele saudável, levar água à composição da pele só os ingredientes da formulação dos cremes, máscaras e seruns vão conseguir. Um hidratante deverá conter alguns destes ingredientes:

Ceramidas: indicado para pele seca e sensível

Centella Asiática: para acalmar pele sensível

Ácido Hialurónico: obrigatório em qualquer hidratante

Niacinamida: indicado para tratar manchas e aumenta a produção de colagénio (anti-envelhecimento)


Nutrição > para pele que precisa de "alimento" normalmente para peles com tendência a secura. Não significa que esta pele não precisa de hidratação, todas as peles precisam de hidratação, mas pode não ser suficiente e precisar de ser nutrida em 2ºplano. Um nutriente para a pele, deverá conter alguns destes ingredientes:

Óleos naturais (rosa mosqueta, manteiga de karité, por exemplo)

Vitamina B5 (pantenol)

Lanolina


Anti-Oxidantes > para peles sujeitas a contínua exposição a ar condicionado, stress, radiação solar, poluição, tabaco devem reforçar a pele com um creme anti-oxidante. Um anti-oxidante para a pele, deverá conter alguns destes ingredientes:

Vitamina C: óptimo anti-envelhecimento e anti-manchas

Vitamina E: óptimo anti-envelhecimento para pele sensível.



»7» Protector Solar - ultimo passo da rotina de Dia

O melhor amigo anti-ruga e anti-manchas de sempre.

Este será o ultimo passo da tua rotina de dia, antes de te maquilhares.

Escolhe um protector solar, adaptado ao teu tipo de pele e nunca inferior a SPF50.

Deverás aplicar no rosto, pescoço, colo e costas das mãos.


O Sol está presente todos os dias.

É por isso essencial usar protector solar, todo o ano, seja no Verão ou Inverno. Quanto mais cedo criares este hábito, mais rejuvenescida vai parecer a tua pele ao longo dos anos. E quando olhares para as tuas amigas com a pele do rosto super vincada e a tua, na mesma idade, plena de juventude, vais perceber que o teu esforço, foi recompensado.


Reforço a importância da limpeza de pele, depois da utilização de protetor solar. Aparentemente, usar apenas um gel de limpeza, poderá não ser o suficiente para remover a totalidade do protector solar do rosto. Idealmente utiliza uma água micelar ou desmaquilhante e depois um gel de limpeza. Garante uma rotina de limpeza adequada.




Em suma, ser consistente, persistente e dedicada, só trás beneficios adicionais a curto e a longo prazo. É como digo sempre:

Uma pele que recebe toda a atenção que merece, depressa mostra excelentes resultados, como recompensa e agradecimento pelo teu esforço e dedicação.


E agora, vais começar a tratar melhor da tua pele?


#kabuki_ritaamorim #melhorpelemelhormakeup #SkinCare

Kabuki MakeUp by Rita Amorim © 2020 | Design by miguelmodesto.com